terça-feira, 18 de julho de 2023

• I'm a loser

No final do romance “Os Maias”, de Eça de Queirós, o alter ego deste autor, João da Ega, diz para o seu amigo Carlos Eduardo da Maia isto:

“Falhámos a vida, menino!…”

Esta tirada sempre me impressionou. Resumir duas existências ainda tão frescas a dois rotundos falhanços parece-me um enorme exagero. Mas era esse o sentimento com que o autor queria encerrar o romance. A modos que concluindo que falhar uma vida é muito fácil, se não estamos atentos.

Vou ser honesto comigo mesmo, em primeiro lugar. Eu também me sinto um falhado. E numa idade bem mais tardia. Não tenho outros bens senão uma vasta biblioteca. Não tenho casa nem carro próprios. E corro o risco de me tornar homeless

Então se alguém fizer a fineza de me adoptar, assim como quem vai a um canil adoptar um cão velho que já ninguém quer, desta maneira vai estar a resgatar-me duma vida de falhanços. 

Mas apesar de tudo eu creio ter vários skills que poderiam ser bem aproveitados. E o conjunto desses vários skills que tenho são: reiki, reflexologia, escrita criativa, fotografia, recepção e gestão hoteleira, guia turístico, design gráfico, etc..

Além de ser um falhado, para cúmulo na actual conjuntura também me encontro enfermo. E por isso idealmente quem eu mais almejaria que me adoptasse seria uma enfermeira* ou massagista ou alguém que tem prazer em cuidar dos outros e que também deixe que cuidem de si. Ou então que fosse uma bookworm.

Bom, mas afinal, a quem é que eu posso ser útil ainda? Ou por outra, de que modos é que eu posso acrescentar valor a outrém?…

Meu ideal de companheira mulher, se tu sequer existes, no espaço deste mundo inteiro e no tempo actual em que ambos estamos vivendo, tu vais me querer a teu lado…

  • Se queres saber como é ser amada por um deus** vivo.
  • Se me podes fazer a caridade de deixares que te ame.
  • Se precisas de ajuda para tratar dos animais e das plantações da tua quinta.
  • Se és dona dum pequeno hotel rural ou de charme.
  • Se te der jeito ter um guia turístico sempre à mão.
  • Se queres que escreva a tua biografia.
  • Se queres ter um bom book fotográfico, para guardar para a posteridade a tua beleza exterior, para além da interior.
  • Se tiveres alguma missão para mim.
  • Se te der jeito um cúmplice para tudo e mais alguma coisa.

________________________________________________


* Nobre profissão, que eu admiro cada vez mais.


** Sim, é verdade, nem os deuses estão isentos de falhar. E podem sempre puxar pelo seu brio, ignorando intencionalmente as residuais probabilidades de não ter sucesso nos seus actos.

2 comentários:

Amor disse...

Olá de novo.
Não te considero nenhum falhado.
Dizes que não tens carro nem casa própria.
Não dormes debaixo da ponte,pois não.
Com certeza, moras em alguma alugada.
Pior seria, se fosses um sem-abrigo.

Beijinhos :)

Giuseppe Pietrini disse...

Cara Amor,

Obrigado pela atenção que dedicaste a esta minha pessoa pequena. Sigo-te em algumas redes sociais e constato que deves ter a mesma atenção com outros mortais. Do meu ponto de vista, sinto que deves carecer de que os outros também te dediquem a sua atenção. Emites a tua opinião muitas vezes, em muitos posts dos outros. À procura de algum feedback, presumo...

Hoje em dia eu não te compreendo. E só gostava que a vida um dia me desse a oportunidade de conversar contigo uma tarde inteira, ao vivo e cores. Para voltar a te compreender.

Beijinhos parti também. ❤️🇺🇦
Giuseppe