domingo, 20 de dezembro de 2020

• I see you

Há noites em que não consigo de todo pegar no sono... All night. Horas e horas.

O meu pensamento fervilha... E por causa dessa hiperactividade... Sobrevêem-me flashes de alguma auto-alegada criatividade.


Há dias atrás - melhor dizendo, de noite, uma vez mais - inventei um piropo* quiçá do mais lindo que pode existir, modéstia à parte.


Vou repetir na língua de Shakespeare essa dita citação da minha autoria, que já está reproduzida no meme no topo deste post


“In a blind men’s land, who has eyes is the king**.

And I carry the crown that enables me to see you.”

 - Giuseppe Pietrini

____________________________________________________


* Em português do Brasil, bolei uma cantada.


** This first sentence is a very popular saying or quote among the portuguese people.



E porque tem tudo a ver, depois destas duas ressalvas, vou ainda reproduzir em baixo um texto que mão amiga me fez chegar através de mensagem no WhatsApp:


Quem viu o filme Avatar lembrar-se-á que os Na’vi, povo nativo de Pandora, ao invés de dizer “eu te amo" dizia “eu vejo você”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ver o outro é reconhecê-lo como semelhante, é ir além da superfície e mergulhar no SER.


Significa mais do que ver o outro fisicamente. Significa ver um olhar amoroso dentro do outro, com compreensão, acolhimento e conexão de nossa vulnerabilidade, humanidade e divindade em comum.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu vejo a sua dor.


Eu vejo o seu potencial.

 

Eu vejo você e aceito tudo o que vejo, mesmo aquilo que não me agrada, mesmo aquilo que não encaixa nos meus padrões.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu vejo sua Luz.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu o vejo sem o julgar, sem o culpar. Eu vejo você além de quaisquer expectativas e projecções, pois elas podem prejudicá-lo e esconder sua identidade mais profunda.


Eu vejo você em todas as suas dimensões e na riqueza de todas as suas experiências.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu vejo você, é a minha maneira de recebê-lo incondicionalmente, e ao fazê-lo, eu permito que você se veja e o recebo como você é.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu vejo você, significa deixar-se irradiar, sem filtros, sem máscaras e sem medos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando digo "Eu vejo você” não é apenas "Eu estou só vendo você”. É muito mais do que isso, estou dizendo que: estou deixando de lado o meu julgamento, os meus preconceitos para enxergar você de verdade, inteiramente, como você realmente é, e aceito você exatamente do jeito que é.


Eu vejo você porque eu também consigo me ver.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nota: Entre as tribos de Natal, na África do Sul, a saudação mais comum (em zulu) é “Sawubona”, que significa “Eu Vejo você”. É uma forma de enxergar o outro, de aceitá-lo tal como é, com suas virtudes, nuances, e também com seus defeitos.


Em resposta a essa saudação, as pessoas costumam dizer “Shikoba” que quer dizer “Então eu existo para você". Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim. Toda minha atenção está com você, eu vejo você e me permito descobrir suas necessidades, vislumbrar seus medos, me aprofundar nos seus erros e aceitá-los.


Eu aceito você como você é e você faz parte de mim.

Sem comentários: