sábado, 20 de dezembro de 2025
• Santa Claus & Ded Moroz
Eis aqui duas figuras lendárias ligadas a esta época do ano. Santa Claus e Ded Moroz. Antes supunha que o último poderia ter de alguma forma influenciado a nascença do outro. Mas não.
Há no entanto algo que têm em comum. Distribuem presentes. Santa Claus, ou em português Pai Natal, traz oferendas pele chaminé abaixo na noite de 24 para 25 de Dezembro em muitos países e Ded Moroz, mito do folclore eslavo, também mas no Ano Novo e não sei se chaminés são p’ráqui chamadas.
Resolvi tentar recriar com inteligência artificial estas duas figuras, e às tantas brincando de as transfigurar uma beka. É assim, estou a querer imiscuir-me entre os diversos artistas gráficos que hoje em dia usam esta ferramenta incrível. No meu caso com baby steps. Não disponho de muito tempo de qualidade para mergulhar a fundo nisto.
Deixo no entanto aqui um parecer quiçá ainda pouco fundamentado. É só um feeling. A China está a deixar para trás os Estados Unidos nesta área tecnológica também.
As duas imagens que aqui mostro foram objecto de praticamente a mesma prompt. A do topo num site chinês. a outra no ChatGPT. Recorri a outros sites como o Nano Banana, sem resultados de que me orgulhe o suficiente para aqui expôr. Agora digam da vossa justiça, caros raríssimos leitores…
Aqui vai a tal prompt:
Cria uma imagem com orientação landscape com dois personagens: Santa Claus e Ded Moroz lado a lado. Os personagens Santa Claus e Ded Moroz devem ser bem diferentes e representados no meio duma paisagem com neve, com uma floresta em fundo e em pleno dia. Os personagens Tanto Santa Claus como Ded Moroz devem ter um estilo steampunk, com bastante sofisticação e detalhes diferenciadores entre eles e de corpo inteiro. Santa Claus deve vestir o típico vermelho Coca-Cola e Ded Moroz o típico azul grandfather frost.
________________________________________
Nota: uma vez mais friso, as imagens acima foram criadas com recurso a AI image generators. E tenho impressão que doravante isto vai ser uma common practice cá do rapaz.
Subscrever:
Comentários (Atom)








































