quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

• Prends garde à toi!...

Há uns tempinhos atrás, e uma vez mais em conversa sempre enriquecedora com um sábio amigo meu, o grande senhor Luis Filipe* da Loja do Américo, em Óbidos, ouvi um relato de uma vida dedicada à tauromaquia.

Então parece que existe neste mundo um nobre senhor de humildes origens que sempre foi toureiro, nascido para as bandas da Nazaré. Escapou à vida do mar e da faina da pesca, destino de tantas outras vidas ali nascidas, porque teria jeito para lidar com o touro.

A tradição da festa brava é algo que eu não me importaria nada que fosse abolida, tal como os sacrifícios de vidas humanas no circo romano findou, faz tantos séculos!… É um salto civilizacional que fatalmente a marcha do mundo trará um dia. Não tenho qualquer dúvida. E defenderei sempre que tal aconteça mais cedo do que tarde.

Esta minha posição filosófica em relação às touradas foi omitida enquanto escutava a história que me era contada pelo Luis Filipe. Porque não quis perturbar com essa minha opinião o relato da tal história, que começava a me interessar.

Voltando ao nosso toureiro, parece então que este homem, hoje com mais de 90 anos, é ainda capaz de executar com grande elegância e arte esse assim dito bailado - que alguns de entre nós podem admirar mais do que eu - com a capa e espada que a sua profissão lhe exigia.

E depois de uma tal exibição da sua enraizada destreza, foi desafiado numa tertúlia entre amigos a falar do que foi a sua carreira nas praças de touros de todo o mundo.

Alguém a dada altura quis desatar a sua língua sobre a sua vida amorosa. Comparando-o a um marinheiro, que dizem tem uma mulher em cada porto ao qual arriba. Também o nosso homem deveria ter tido muitas namoradas, conquistas feitas em todas as cidades onde teria actuado.

- Nem uma!… - retorquiu o ancião toureiro. 

Que isto de estar apaixonado era incompatível com o seu profissionalismo. Que quando uma paixão habita o nosso coração, isso torna-nos frágeis. E o touro consegue aperceber-se de tal ponto fraco. E investe com mais ferocidade.

Assim deve ser. E portanto será até perigoso ter o coração mole enquanto se toureia. Pode ser a morte do artista. 

Após escutar a história desta vida consagrada ao touro, quedei-me a reflectir sobre se esse perigo indissociável da paixão não se aplicará a todas as nossas obras e acções…

Até alguém que faz algo com que não concordamos nada pode dar-nos uma importante lição de vida!…

Ce n’est pas juste toi, toréador, celui que doit prendre garde…

E no entanto, na minha marcha neste mundo eu caio sempre no mesmo erro.

Deve ser algo inerente a quem como euzinho aqui tem o sol, a lua e o signo ascendente, todos, todos em Scorpio
____________________________________________________

* Já me referi antes a outro incremento da minha cultura geral que o Luis Filipe me proporcionou, num post doutro dos meus blogs, que pode ser lido clicando aqui.

3 comentários:

Angelica disse...

Noble "Giuseppe",

This is Angelica writing.

Having been in a "waiting mode" to hear from you further, I decided to read more articles on your website. I am truly enchanted by the way you write, and also of your personal views on many matters, which we discussed ample times in our household with Maestro! One of this, is the subject of Corida! Maestro also was a strong believer that this barbarian act must be abolished. However, from our observation points, I must sadly confess that I personally am not hopeful, as the human society now is in the decline, Decadence Age, rather than "Renascimento"! The civility is greatly lacking nowadays, and the "human monkey" is returning gradually (and at a very great velocity!!) to the Ape Age! Have you noticed, by any chance, how the young generation all over the world is being encouraged to jump with a handball, rather than to sit quietly and read a classical literature book? Parents would buy a Steven King book for a 9-year-old child, and say: "well, it is still a book, let him read it!" (NB. evidenced by personal experience)


While writing, I would just mention that I have replied to your letter of the 4th of July, almost immediately, the following day (which was only a few hours, giving me the opportunity to night's rest). However, I replied to the e-mail which stated "no reply", and I wonder if you had actually received my reply and also the subsequent P.S. which followed on the 6th of July, with some images for you.

I must confess that I am rather from "another Century", and am somewhat limited to technology, thus - as I had not received any acknowledgement to my letter in reply to yours, I am uncertain if you had received it. Perhaps, I was supposed to be writing my reply always through this website? In which case, I failed to know this. I apologise. I also think, that our epistolary exchange may merit "non public" presence. Do you agree? In which case, I would have been delighted to communicate via a private e-mail facility.

With luminous greetings,
Angelina

Giuseppe Pietrini disse...

Dear Angelica,

Can you imagine that, just by hasard, I just posted in another blo of mine my ideas about this awful show, bullfighting?...

If you wish so, please have a look at it, by clicking here.

K&H's!...
José, aka Giuseppe

Giuseppe Pietrini disse...

Dear Angelica,

I told you, I'm not an IT guru, either...

Sorry, here's the correct link to read that recent post on another blog of mine I just mentioned to you above.

Please click here.

K&H's
José, aka Giuseppe