quarta-feira, 22 de outubro de 2025
• Playing with AI
Eu nunca, jamais, em tempo algum hei-de pedir ao ChatGPT para me escrever um texto que eu venha a publicar nos meus blogs. Jamais!…
Contudo, no que disser respeito a imagens ou vídeos não vou doravante ter pejo em usar a IA, Inteligência Artificial. À uma, porque posso fazê-lo gratuitamente. Por outra, porque posso criar algo que nunca existiu, que ninguém me pode acusar de copiar, plagiar ou de não pagar direitos de autor.
O pequeno vídeo de 5 segundos apenas que acima mostro neste post foi concebido num site gratuitos com a função text-to-video a partir da descrição que citarei abaixo:
“Quero que cries um video com esta caracterização:
Luz de lusco-fusco de pôr do sol. Música de fundo: sinfonia de vento, ondas do mar e folhagens de bosques movidas pelo vento. Por vezes silêncio, quando a natureza se cala. A noite cai devagar, brilham as estrelas. Eclipse total lunar, e se vai anunciando uma tempestade: forte ventania e uma chuva torrencial, depois trovões antecedidos de relâmpagos que iluminam duas figuras masculinas encapuçadas, uma em frente à outra. Estão sentadas e cobertas por capas que lhes vão dos pés à cabeça, sendo branca a da figura à esquerda, e preta a da figura à direita. Os capuzes lhes escondem e ensombram os rostos do nariz para cima. Jogam xadrez num tabuleiro sobre um grande globo terrestre. A câmera que filma deve andar a rodar em torno dos dois personagens.”
Esqueci-me de definir a duração pretendida para o vídeo, este foi concebido por uma IA não atendendo com total precisão a todos os detalhes pedidos, mas…
O resultado final até que superou as minhas expectativas, tendo em conta que eu sou um rookie nestas andanças.
________________________________________________
Nota: btw, esta cena é o início dum filme de arte a realizar quiçá em breve, e o que se vê no vídeo é Deus e o tinhoso Satanás, esse grande mafarrico, a jogarem xadrez e deste modo a decidirem sobre os destinos do planeta Terra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário